quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Escuro Parte I
Prefiro a escuridão, pois me ajuda a ver as pequenas luzes.
Gosto de não fechar os olhos para dormir, tenho que enxergar a realidade enquanto sonho
Sinto que enquanto tento abraçar o mundo ele me pisa, e isso dói, me afecta, e me destrói.
Tento não mais ter sentimentos mas eles vêm como um vento, vem pela noite, e me derrubam, como as folhas, no chão. E quando chega a primavera não consigo renascer inteiro, levanto mancando, e arruinado, com um torto sorriso. Mas sim consigo passar a imagem de um ser feliz.
Estou fugindo dos diálogos, estou me distanciando dos meus problemas, e tento não ir mais além do que posso, mas não consigo.
Nunca reclamei do clima, mas ultimamente, tenho minha preferência pela chuva, o Sol tem secado minhas lágrimas, mas não quero ser dependente dele, que caminhar com as minhas pernas.
A chuva que me molha, se mistura com minhas lágrimas, fantasia meu semblante, de forma que ninguém saiba da minha real face.
Pra cada momento, se tem uma música, pra cada história se faz um poema, pra minha vida um livro.
Mas esse livro está fechado, e eu estou lá dentro, e o encaro-o, como se fosse um labirinto, pois tenho que encontrar o caminho certo, tenho que voltar cada vez que erro, tenho que me levantar a cada armadilha que caio. Mas um dia eu chego na última página e ele vai se abrir, para então me libertar e morrer.
sábado, 28 de agosto de 2010
Abrindo o verbo
Amados leitores, nem tão amados assim, quero que não me interpretem mal, pois tudo que vou dizer, é a absoluta verdade.
Quero falar da hipocrisia da sociedade. Sim porque todos nós temos, um mais que os outros.
Falar primeiro dos sonhos, porque sempre perguntam as pessoas, qual os seus melhores sonhos e sempre respondem a mesma coisa: "Filhos, casamento, voar e ser super-herói...", mas a verdade, é que os melhores sonhos de uma pessoa,(cuja a orientação sexual não é assexuada), são os sonhos eróticos, os que você é um milionário, os que você fala qualquer língua e que viaja o mundo todo. Esses sem dúvida são bons.
E quando o assunto é sobre futuro com os jovens, a maioria responde a mesma coisa: "To pensando ainda", mas na verdade o desgraçado não quer fazer nada. Mas não me incluo nessa estatística.
Conversas no msn, são as piores, o assunto é o mesmo:
P1: Oi!
P2: Oi!
P1: Tudo bem?
P2: Tudo, e com você?
P1: Bem também! E as novidades?
P2: Na mesma e você?
P1: Idem.
P2: Ah ta, Tchau!
P1: Tchau!
É tão tedioso que só perde pro Fiuk cantando, ele nos proporciona todos os sentimentos ruins, e nos faz querer ficar surdos, e ainda nos processa.
Quero confessar também que às vezes falo com pessoas no msn que eu não conheço, ou não sabia que tinha adicionada. E que se tornam meus melhores interlocutores.
Pior é quando estão apurando os votos das escolas de samba, e quando mostra a quadra da escola que está na ganhando, está todo mundo num velório, mas de repente, eles vêem a sua imagem na televisão pulam, gritam e tudo mais. A falsidade é realmente estressante. O mesmo se atribui, quando há uma reportagem na rua e passa um infeliz, favelado, idiota e dá um "tchauzinho", a vontade minha e com certeza do repórter e de dar um tiro no desgraçado.
Estou em um cotidiano, bem subúrbio ultimamente, na verdade sempre estive, e vou de ônibus todos os dias pra escola. E neles, sempre sou sempre muito antipático, odeio conversar com gente que eu não conheço em ônibus, e o pior é quando tem dezenas de assentos vazios, e chega um inconveniente, suado, com as axilas fedendo, e senta ao seu lado. O sujeito, sem mais nem menos quer conversar! É simplesmente deprimente essa carência dos passageiros. Certa vez eu lendo um livro, e um cara com aspecto de mendigo, queria saber o que estava acontecendo naquele capítulo. Sendo que, da missa ele não sabia o terço, pois estava no sétimo livro da saga. E não iria ser eu que iria explicar pra ele. O quê eu disse? Isso:
"Ah! É a história de um menino que perdeu o dente, e depois de anos ele achou num jogo de futebol!"
O homem simplesmente e olhou e disse que eu era infantil. Que eu seja! Desde que ele cale a boca, eu sou. E funcionou.
E mais outras é que na verdade, não estou com saco pra escrever tanto, nem vocês de ler.
Até a próxima.
Quero falar da hipocrisia da sociedade. Sim porque todos nós temos, um mais que os outros.
Falar primeiro dos sonhos, porque sempre perguntam as pessoas, qual os seus melhores sonhos e sempre respondem a mesma coisa: "Filhos, casamento, voar e ser super-herói...", mas a verdade, é que os melhores sonhos de uma pessoa,(cuja a orientação sexual não é assexuada), são os sonhos eróticos, os que você é um milionário, os que você fala qualquer língua e que viaja o mundo todo. Esses sem dúvida são bons.
E quando o assunto é sobre futuro com os jovens, a maioria responde a mesma coisa: "To pensando ainda", mas na verdade o desgraçado não quer fazer nada. Mas não me incluo nessa estatística.
Conversas no msn, são as piores, o assunto é o mesmo:
P1: Oi!
P2: Oi!
P1: Tudo bem?
P2: Tudo, e com você?
P1: Bem também! E as novidades?
P2: Na mesma e você?
P1: Idem.
P2: Ah ta, Tchau!
P1: Tchau!
É tão tedioso que só perde pro Fiuk cantando, ele nos proporciona todos os sentimentos ruins, e nos faz querer ficar surdos, e ainda nos processa.
Quero confessar também que às vezes falo com pessoas no msn que eu não conheço, ou não sabia que tinha adicionada. E que se tornam meus melhores interlocutores.
Pior é quando estão apurando os votos das escolas de samba, e quando mostra a quadra da escola que está na ganhando, está todo mundo num velório, mas de repente, eles vêem a sua imagem na televisão pulam, gritam e tudo mais. A falsidade é realmente estressante. O mesmo se atribui, quando há uma reportagem na rua e passa um infeliz, favelado, idiota e dá um "tchauzinho", a vontade minha e com certeza do repórter e de dar um tiro no desgraçado.
Estou em um cotidiano, bem subúrbio ultimamente, na verdade sempre estive, e vou de ônibus todos os dias pra escola. E neles, sempre sou sempre muito antipático, odeio conversar com gente que eu não conheço em ônibus, e o pior é quando tem dezenas de assentos vazios, e chega um inconveniente, suado, com as axilas fedendo, e senta ao seu lado. O sujeito, sem mais nem menos quer conversar! É simplesmente deprimente essa carência dos passageiros. Certa vez eu lendo um livro, e um cara com aspecto de mendigo, queria saber o que estava acontecendo naquele capítulo. Sendo que, da missa ele não sabia o terço, pois estava no sétimo livro da saga. E não iria ser eu que iria explicar pra ele. O quê eu disse? Isso:
"Ah! É a história de um menino que perdeu o dente, e depois de anos ele achou num jogo de futebol!"
O homem simplesmente e olhou e disse que eu era infantil. Que eu seja! Desde que ele cale a boca, eu sou. E funcionou.
E mais outras é que na verdade, não estou com saco pra escrever tanto, nem vocês de ler.
Até a próxima.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Chris - Um dos meus contos
Órfão, mora com a tia, e com a avó, seus pais ele não chegou a conhecer, tudo que sabia é que eram professores, e que haviam falecido num acidente de carro, há anos já se conformava com essa ideia.
Chris, que por sinal é seu nome, não gostava da vida que tinha, não tinha amigos e a única pessoa com a qual conversava, que era mais um monólogo que diálogo, era com sua avó, que sempre o ouvia, mesmo nunca falando sequer palavra olhava-o nos olhos e que com eles, ela conseguia dizer tudo o que queria, acredite ele entendia.
Chega o dia de seu aniversário, que completava treze anos, numa tarde 13 de Novembro de 2009, uma sexta-feira 13, essa data só para as coisas ficarem mais tensas e mais dramáticas. Sua avó que estava no hopital, com um pé na cova, mesmo para ele que o amava, seria muito difícil de acreditar que o seu quadro seria novamente estável. E ele aguada sua tia, que fora ao hospital, para fazer um visita a sua avó. Quando Mercedes, que dei esse nome a sua tia, por ter lembrado de Divã, chegou e disse secamente que sua avó havia falecido.
Alguns podem avaliar como um puro azar de sexta-feira treze, mas para Chris, era muito que normal, ter azar. Estava muito mais que acostumado, estava conformado, com a situação.
No mesmo dia sem avisar a sua tia, Chris foge de sua casa, sem rumo, sem dinheiro, sem comida, sem amigos, sem ninguém ter lhe desejado parabéns, e é claro sem sorte.
Na sua primeira noite, como um nômade calouro, o dito cujo, dorme em uma escola, eram quase quatro horas da madrugada, e o velho zelador não zelava nem a si próprio, com seu aspecto normal de parecer nunca ter tomado banho, a única coisa que ele disse quando viu Chris pular o muro da escola, foi algo quase inaudível que parecia ser um palavrão.
Cerca de quase uma hora que ele já havia estado, escondido na ecola, Chris vê a seguinte cena
Eram quase sete da noite, e um grupo de oito garotos, com idade de 12 entre 16 anos, entram do mesmo jeito na escola, e acenderam um cigarro de maconha. Um naquele minuto.
Leigo e inocente, perguntou o que os estranhos garotos drogados estavam fazendo, e eles completamente alucinados, responderam: "dando um tapa", daí Chris, não sei por que cargas d'águas, começou a correr. Logo uns cinco garotos correram atrás dele o alcançaram e bateram, nada ele tinha feito, mas por puro prazer, e efeito da droga, eles o assediaram, espancaram e mataram.
O seu corpo foi encontrado na biblioteca da escola, nu, e totalmente roxo.
Com as imagens das câmeras de vigilância, nada fizeram, ninguém estava disposto a se envolver no caso.
Sua tia, fez apenas um pedido ao policial, que o enterrasse como indigente, que ele havia sido, um péssimo sobrinho, com toda sua frieza e seu desafecto pelo sobrinho.
Moral da história? Crie o seu.
Chega o dia de seu aniversário, que completava treze anos, numa tarde 13 de Novembro de 2009, uma sexta-feira 13, essa data só para as coisas ficarem mais tensas e mais dramáticas. Sua avó que estava no hopital, com um pé na cova, mesmo para ele que o amava, seria muito difícil de acreditar que o seu quadro seria novamente estável. E ele aguada sua tia, que fora ao hospital, para fazer um visita a sua avó. Quando Mercedes, que dei esse nome a sua tia, por ter lembrado de Divã, chegou e disse secamente que sua avó havia falecido.
Alguns podem avaliar como um puro azar de sexta-feira treze, mas para Chris, era muito que normal, ter azar. Estava muito mais que acostumado, estava conformado, com a situação.
No mesmo dia sem avisar a sua tia, Chris foge de sua casa, sem rumo, sem dinheiro, sem comida, sem amigos, sem ninguém ter lhe desejado parabéns, e é claro sem sorte.
Na sua primeira noite, como um nômade calouro, o dito cujo, dorme em uma escola, eram quase quatro horas da madrugada, e o velho zelador não zelava nem a si próprio, com seu aspecto normal de parecer nunca ter tomado banho, a única coisa que ele disse quando viu Chris pular o muro da escola, foi algo quase inaudível que parecia ser um palavrão.
Cerca de quase uma hora que ele já havia estado, escondido na ecola, Chris vê a seguinte cena
Eram quase sete da noite, e um grupo de oito garotos, com idade de 12 entre 16 anos, entram do mesmo jeito na escola, e acenderam um cigarro de maconha. Um naquele minuto.
Leigo e inocente, perguntou o que os estranhos garotos drogados estavam fazendo, e eles completamente alucinados, responderam: "dando um tapa", daí Chris, não sei por que cargas d'águas, começou a correr. Logo uns cinco garotos correram atrás dele o alcançaram e bateram, nada ele tinha feito, mas por puro prazer, e efeito da droga, eles o assediaram, espancaram e mataram.
O seu corpo foi encontrado na biblioteca da escola, nu, e totalmente roxo.
Com as imagens das câmeras de vigilância, nada fizeram, ninguém estava disposto a se envolver no caso.
Sua tia, fez apenas um pedido ao policial, que o enterrasse como indigente, que ele havia sido, um péssimo sobrinho, com toda sua frieza e seu desafecto pelo sobrinho.
Moral da história? Crie o seu.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Hey Joe - também morre quem atira.
Tento entender o que está induzindo os jovens a criminalidade hoje em dia. Moro em um lugar onde vejo a criminalidade todos os dias.
Jovens com armas pesadas nas mãos, e garotas atrás deles como se fosse um rei. Será que é esse o benefício?
Andam com roupas da Adidas e da Nike, será que por isso pode se perder o sono, e correr o risco de não ver sol nascer de manhã, por algo tão fugaz?
Não sei realmente o que pensar. O que tirar de proveito com isso.
Eles ficam a noite toda acordados, na rua, passando frio, com fome e sono. E se de repente a polícia aparece e eles vêem a Sra. Morte na sua frente, e tudo pra eles se torna belicoso. Mas contudo não saem dessa vida.
Mas por que entraram?
Na música do cantor Falcão, vocalista do grupo O Rappa, chamada Hey Joe, Joe entra na vida do crime devido a situações financeiras.
Mas como a própria letra diz, essa não é a única saída.
Há sempre um luz no fim do túnel meu caro irmão, mesmo que esta seja pequena, a menor delas podem brilhar na escuridão.
E sociedade olham-lhes como um cidadão ignóbil, totalmente importuno, porém alguns como heróis.
Heróis? Sim heróis.
Onde teria que vir a segurança, hoje em dia se torna, ás vezes por alguns policiais um inimigo.
E a população com medo aprova tal método buscando paz.
Mas o fato é que pra cada um que entra nessa vida, tem sempre dois ou três pra sair, mas saem tristemente mortos.
E quando decidem sair, tentar viver com dignidade, os destino de alguns é somente ruar, até Deus sabe quanto.
Meu papel nesse bolg, não é descriminar, ou sujar a imagem de nossas favelas, pois diáriamente vejo muitos exemplos, não sou um sujeito pérfido, mas não posso ser também um taciturno.
Quero somente ajudar, colocar meu ponto de vista, para que saiam de tal forma de viver, para que futuros não entrem.
A vida pode ser bem melhor para cada um, pode ser boa ou ruim, depende qual de montanha você escalou, as montanhas mais fáceis, não tem uma vista mais bonita, pode ser até horrivel, pois nada na vida é fácil, mas nas montanhas maiores você está mais perto do Pai, e tem a vista mais agradável do mundo, e te mostra que o céu não é o limite. É só se cuidar, ser honesto e ter caráter, senão a queda vai ser totalmente desastrosa.
Ter vontada de crescer na vida não é ser pernóstio, ser um sonhador. Mesmo que muitos falem que é algo utópico, lute. Pois como dizia Ayrton Senna, "Com o poder da mente, sua determinação e instinto e sua experiência também, você pode voar muito alto."
Acredite você é capaz de tudo!
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
O sitema é mau, mas minha turma é legal.
Todos os anos nós temos colegas diferente em nossas turmas. E posso dizer que para mim, são pessoas marcantes.
Todos os dias no Daltro são iguais:
Chego na escola bebo minha água, e sempre falo com todos.
Eis aqui alguns. Os mais populares:
Beyoncé, na verdade Isabel, uma morena linda, que tem um sorriso de derrubar qualquer um, sempre me diverte chamá-la assim, e gosto de particulamente perturbar a coitada da Carol- que tem um gosto pra musicas que coincide com o meu-, sua amiga, que chamo de Lady Gaga, apesar de não ter nada, absolutamente nada a ver com ela!
Na minha turma tem gente intersante, como a Jéssica e como a Rose, que estão sempre juntas... que amizade. E a Janaina, que está grávida desde o primeiro ano (brincadeira), mas que mesmo, sendo ela um pouquinho lerdinha, e que sempre têm muitas histórias( deve não ter dinheiro ), agente gosta dela!
Tem também a Joyce, uma quase lunática e maluquinha, mas que eu adoro, que se senta todos os dias com os seus "quase únicos amigos", Felipe José- ele não gosta do sobrenome-, Gláucia Lau- que eu adoro, e acho que seja a Branca de Neve da escola -, Leonardo- eu sempre pego alguma coisa dele-, e a Roberta- que tem um mega cabelo.
A Tatiane, Ah a Tati! A que eu quase sempre sento, a que mais me entende, ou seja a que mais pertuba como eu os amigos, e é com ela que vou sempre após as aulas comer no Geléia.
Dentre tantos não posso deixar de falar da Marci, a menina esperta e bonitinha que senta com a Iasmim, todas as duas maravilhosas, inteligentes e que tem bom gosto musical, quase tanto como o da Carol.
Mas a minha turma não está só dentro de sala. É aquela que senta comigo entes de começar a aula- Dag, Jocimar, Kayo, Thuanny, Aghata, Fernanda,Juliane, entre outras-, aquela que se senta no bosque e faz tudo que o Daniel - inspetor- não quer que faça- Tati, Thutty, Carla, Pâmela, Pastor,- aquela que está comigo, sempre por alguma razão.
Estamos sempre juntos, não grudados, o fato é que a gente sempre se esbarra!
Saudades sentirei, desse último ano. Aliás de todos os três!
Hugo Liboryo
Chego na escola bebo minha água, e sempre falo com todos.
Eis aqui alguns. Os mais populares:
Beyoncé, na verdade Isabel, uma morena linda, que tem um sorriso de derrubar qualquer um, sempre me diverte chamá-la assim, e gosto de particulamente perturbar a coitada da Carol- que tem um gosto pra musicas que coincide com o meu-, sua amiga, que chamo de Lady Gaga, apesar de não ter nada, absolutamente nada a ver com ela!
Na minha turma tem gente intersante, como a Jéssica e como a Rose, que estão sempre juntas... que amizade. E a Janaina, que está grávida desde o primeiro ano (brincadeira), mas que mesmo, sendo ela um pouquinho lerdinha, e que sempre têm muitas histórias( deve não ter dinheiro ), agente gosta dela!
Tem também a Joyce, uma quase lunática e maluquinha, mas que eu adoro, que se senta todos os dias com os seus "quase únicos amigos", Felipe José- ele não gosta do sobrenome-, Gláucia Lau- que eu adoro, e acho que seja a Branca de Neve da escola -, Leonardo- eu sempre pego alguma coisa dele-, e a Roberta- que tem um mega cabelo.
A Tatiane, Ah a Tati! A que eu quase sempre sento, a que mais me entende, ou seja a que mais pertuba como eu os amigos, e é com ela que vou sempre após as aulas comer no Geléia.
Dentre tantos não posso deixar de falar da Marci, a menina esperta e bonitinha que senta com a Iasmim, todas as duas maravilhosas, inteligentes e que tem bom gosto musical, quase tanto como o da Carol.
Mas a minha turma não está só dentro de sala. É aquela que senta comigo entes de começar a aula- Dag, Jocimar, Kayo, Thuanny, Aghata, Fernanda,Juliane, entre outras-, aquela que se senta no bosque e faz tudo que o Daniel - inspetor- não quer que faça- Tati, Thutty, Carla, Pâmela, Pastor,- aquela que está comigo, sempre por alguma razão.
Estamos sempre juntos, não grudados, o fato é que a gente sempre se esbarra!
Saudades sentirei, desse último ano. Aliás de todos os três!
Hugo Liboryo
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Um fato em cima da mesa. ENEM
Passei muitos anos ouvindo essa sigla que pra mim não era nada.
Observei atentamente todas as conversas sobre "ela" e mesmo depois de tanto tempo parece que é uma coisa de outro mundo.
Mas agora, sabendo que se trata de um Exame Nacional de Ensino Médio, posso começar a me perguntar o que eu desejo fazer, começar antes de tudo a estudar, e começar a amadurecer.
Estamos no 3º ano do ensino médio, a fase "zoação", já passou. Não se preocupe, ela sempre volta, mas a medida que vamos crescendo, vamos ganhando maiores responsabilidades.
O que temos que saber é que ganhamos uma grande batalha, mas na vida a guerra sempre continua, nunca podemos parar de lutar. Temos que saber que é o nosso futuro ali na frente, ali nós escolhemos, se vamos comprar uma casa grande ou pequena, se nossos filhos vão ou não ter moradia, alimentação e educação de qualidade. Uma decisão muito séria a ser tomada.
E como diz o queridíssimo Toquinho: "O futuro é uma astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar".
Nós não sabemos o que virar daqui pra frente, mas sabemos que podemos fazer nossas escolhas corretamente, sempre sendo racional.
Não deixe pra outro ano a faculdade, é importante que você seja imediativo nesse caso.
A vida está cada vez mais concorrida!
Estudar pode até ser cansativo, mas é necessário. E por mais estressante que seja não se jogue de um dos prédios da UERJ ou da Ponte Rio-Niterói.
PS: Agradecimentos à: Dayvti- quem me deu a ideia.
Lucas Moratelli - quem me aconselhou a me jogar de um dos prédios da
UERJ
Educação só é feita se houver professores, Sr. Sérgio Cabral
Me perguntaram esses dias o que eu tinha contra Sérgio Cabral?
"Sou estudante, do ensino público estadual, e o que vejo há três anos que estou lá, é a carência de professores.
Não houve um ano com a grade de professores completa.
Este ano, que deveria ser o mais preparado, por ser um ano de vestibular ( 3ºAno), é o que mais tenho carência de professores.
Estudo no Colégio Professor Daltro Santos em Bangu, e não tenho aula de: História, química, física e sociologia.
Só isso já me basta para ter tudo contra o governo dele."
Esse ano eu voto pela primeira vez e digo GABEIRA 43. Com bastante confiança!
Professores desanimados
Professores já não tem mais a mesma vontade de dar aulas.
Alunos mais desinteressados do que nunca.
[...] tenho 5 anos no Estado, em 5 anos, a situação mudou da água pro vinho, pro óleo, pro petróleo, pro asfalto.... Os alunos gostavam da minha aula, fizeram comunidade dizendo "quem me dá aula é o Marcelo", quando tinha paralisação, os meus alunos vinham e eu era um dos únicos professores que dava aula. Teve uma turma da manhã que fazia abaixo-assinado pra ter aula comigo nas 3 séries... Os alunos me ouviam, faziam perguntas, pesquisavam o tema, estudavam para a prova.... Hoje, quando entro em sala, eles parecem comentar que Lúcifer chegou... Você explica, eles estão acordados, mas o cérebro está desligado. Enfim, uma série de problemas. E os anos de aprovação automática no municipio fizeram chegar esses alunos ao Ensino Médio.[...]
Enfim com a aprovação automática no Município os alunos chegam com um desinteresse que cresce mais e mais!
E agora cabe a quem acordar esses jovens Sr. Eduardo Pais e Casar Maia- que começou com a Aprovação Automática?
Há uma epidemia de cérebros atrofiados (e desinteressados)... Eles não querem estudar, os pais não ligam, e o governo adora isso.
Nós tentamos modificar o sistema mas tal, parece que é como areia movediça, quanto mais tentamos sair, mais nos afundamos.
Assinar:
Postagens (Atom)





